CÉSAR MENEGHETTI @ MUBA -SP

SÃO PAULO. O MUBA recebe a exposição pela sinergia que possui com o artista César Meneghetti, entre tecnologia e inclusão social. O PERCURSO AUSENTE é uma introdução à produção artística de César Meneghetti, consolidada nos últimos anos no exterior e realizada em diversas         partes do mundo. Esta plataforma abrirá precedente para um diálogo interdisciplinar abrangendo temas emergenciais, que abordam dois campos críticos aparentemente desconectados: grupos em territórios de fragilidade social e o uso criativo da tecnologia nas artes, relacionando-os em uma nova vertente para um maior entendimento do significado da vida e da criação em nosso tempo.

Inauguração 30 de março às 19h.

Artista: César Meneghetti
Curadoria: Tereza de Arruda
Produção: Mega Cultural – Renata Junqueira e Graziela Martine

Convidado Coletivo Casadalapa

Período: De 30 de março até 20 de maio de 2017 Local: MUBA – Museu de Belas Artes de SP

Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 76 Térreo – Vila Mariana – São Paulo SP Horários: De segunda a sexta, das 10 às 20h e Sábado das 10 às 16h Entrada: Gratuita

Contato: 55 11 5576 7300 / muba@belasartes.br www.muba.com.br / www.belasartes.br

Obras: THIS_ORIENT, K_LAB INTERACING ON THE REALITY INTERFACE, BELOVED ONES, I\O EU É UM OUTRO, TUNNEL E VIDAS EM OBRAS (COLETIVO CASADALAPA).
Técnicas: Vídeo, fotografia, objeto, instalação, intervenção no espaço.

A intervenção VIDAS EM OBRAS (intervenção urbana) será realizada pelo coletivo Casadalapa de São Paulo. Participaram ao projeto VIDAS EM OBRAS: Atila Fragozo, Cauê Novaes, César Meneghetti, Júlio Dojcsar, Laura Guimarães, Murilo Taveira, Pedro Noizyman, Sato do Brasil, Silvana Marcondes e Zeca Caldeira.

 

+++++++

 

O Museu Belas Artes de São Paulo (MUBA) apresenta O Percurso Ausente, uma introdução a produção artística de César Meneghetti, consolidada nos últimos anos no exterior e realizada em diversas partes do mundo. Esta plataforma abrirá precedente para um diálogo interdisciplinar abrangendo temas emergenciais, que abordam dois campos críticos aparentemente desconectados: grupos em territórios de fragilidade social e o uso criativo da tecnologia nas artes, relacionando-os para compreendermos plenamente o verdadeiro significado da vida e da criação em nosso tempo. Com curadoria de Tereza de Arruda, produção da Mega Cultural e colaboração do Coletivo Casadalapa, a abertura acontece dia 30 de março.

O artista traz para São Paulo uma seleção de trabalhos de longo percurso realizados em diversos países nos últimos 10 anos: Itália, Níger, Eslováquia, Vietnã e um último no Brasil, colaborando com o coletivo Casadalapa, da capital paulista. Estes trabalhos em geral duram vários anos de pesquisa e desenvolvimento, envolvem grupos de pessoas e questões relacionadas à territórios de fragilidade social. Desta forma, o projeto torna-se não só artístico, mas também um momento de reflexão e autorreflexão. Pessoas com deficiência aspirantes artistas, camponesas africanas, ecologistas vietnamitas que lutam contra os males da globalização, ou um grupo de moradores dos Campos Elísios (Cracolândia) são apresentados em sua verdade. Reflexões que apontam um modo diverso de elaborar um conceito do “outro”.

“Vou apresentar as obras This_Orient, K_Lab Interacing on the Reality Interface, Beloved Ones, I/O Eu é um Outro e Vidas em Obras, onde o público vai entender como é o meu trabalho. Por meio de fotos, intervenções e vídeos vou mostrar que eu não estava interessado em fazer filmes durante as minhas vivências, eu queria conhecer essas pessoas com as quais passei um tempo”, afirma Cesar.

O trabalho de Meneghetti oferece a oportunidade de investigar a alteridade, através de uma nova visão de si, oferece, ainda, a possibilidade e o direito de o grupo de pessoas envolvidas e não habituadas a participar de um diálogo no contexto social, cultural artístico deixar uma marca através das diversas linguagens.

 

Published

Author

admin